sábado, março 17, 2007

Parlamento Jovem

Terminou a sessão regional. Apuraram-se as melhores Escolas, as melhores medidas e decidiu-se quem venceu o concurso Euro-Escola. Conclusão: Desilusão. Não propriamente pela derrota, mas pela injustiça, pela má organização, por uma sessão em que de debate NUNCA teve!

Partíamos com uma proposta arrojada: "Digitalização da Escola". Percebíamos as possíveis dúvidas dos nossos colegas a nível de financiamento. Preparámo-nos para tudo! A essa questão rebatíamos com protocolos, parcerias entre empresas de ponta a nível tecnológico: Microsoft, PT Multimédia, apoios vindos da União Europeia etc. Mas nem isso nos perguntaram.

Em primeiro, eleições para a Mesa. Já tínhamos a experiência do ano passado e procurámos transmiti-la à nossa candidata: Sara Amorim. Teve uma excelente prestação. Ficou na mesa, era o que pretendíamos, apesar da presidente de mesa eleita deixar, nalguns pontos, algo a desejar.

Depois a sessão. Ouvimos cerca de 1hora o deputado Fagundes Duarte responder às perguntas dos "deputados".... Democracia, funcionamento Assembleia, questões relativas à Escola etc etc. Gastou-se tempo precioso.

Logo após, apresentações medidas, períodos de esclarecimento (onde cada Escola só tinha direito a fazer uma pergunta a uma só Escola entre todas. E tínhamos 1 min para fazê-la!!!)
Depois, formaram-se coligações forçadas: grupos A, B, C não equilibrados a nível de deputados. (e tínhamos 30 min para a conciliação das diversas medidas!) Protestámos. De nada resultou. As propostas, naturalmente, rejeitadas!

Escola da Calheta e de São Roque claramente com uma boa participação (em número e qualidade) nem ficaram apuradas para o top3. Escolas que pouco ou nada participaram ficaram à frente.

Euro-Escola: Aqui jogámos tudo. Tínhamos e acredito que sempre tivemos a melhor medida: uma plataforma tecnológica Europeia a conectar todas as Escolas. Nada díficil de colocar em prática e em linha com as indicações de uma Europa Unida na formação (basta ver o exemplo do Processo de Bolonha).

Depois de tudo o convívio. Foi pelo que valeu esta edição. Conhecemos pessoas diferentes, convivemos, estávamos a gozar a nossa juventude mesmo depois de termos sido adversários horas antes. Bom espírito! Bom ambiente!

Para o ano, certamente haverá mais. A bem do Parlamento Jovem, com mais debate com menos regras ridículas a estimular mais participação. Eu, espero, não concorrer. Nessa altura penso estar em Lisboa, na Clássica :)

Fica, uma foto como registo da nossa participação (desculpem a qualidade, é de máquina de telemóvel)

(reparem só na bancada onde estamos: a do Grupo Parlamentar do PSD. O Filipe e a Sara com alguma relutância. Mas lá se acabam por habituar - amanhã se não estiver vivo, falem com a Sara)

5 comentários:

Anónimo disse...

lol Lindos k estavam! :D

Anónimo disse...

Onde foi tirada a fotografia da nova contratada Rakel? Alguém sabe?

jgoncal disse...

Em resposta ao anónimo... Penso que foi no Cais do Pico mas só ela poderá confirmar :)

Anónimo disse...

lol..sim, foi no pico! :)

Anónimo disse...

Sim senhor muito bem,aqui os senhores,força e que tenham muita sorte e sucesso naquilo que lutam.