quinta-feira, março 08, 2007

Dia Internacional da Mulher


Porquê o dia 8 de Março


Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo.


Acima de tudo o dia de hoje serve para nos relembrar que...


Ser Mulher é saber ser super-homem quando o sol nasce... E virar cinderela quando a noite chega!



Porque todos os dias são nossos, mas o de hoje está especialmente marcado no calendário.


Um feliz dia para todas nós!



Raquel Amorim

3 comentários:

jgoncal disse...

Não penso que seja através de um dia da Mulher que esta deva assumir um papel mais activo na sociedade.
Deve acontecê-lo por natureza, não por imposição.
É como as quotas para as mulheres estarem no Parlamento... devem estar lá, não por uma qualquer imposição legal, mas por uma necessidade natural da sociedade, por uma vontade própria das mulheres.
O dia das mulheres é todos os dias. Este Dia Mundial da Mulher, apesar de muitos não saberem, é para homenagear as 130 mulheres que morreram a lutar pelos seus direitos, por igualdade.
Acredito que caminhamos para uma sociedade cada vez mais dominada pelas mulheres... É a evolução natural. É biológico! (Até porque elas estão em maior número, o que não é necessariamente mau, antes pelo contrário:)
Parabéns Raquel, quero continuar a ver em ti uma activista defensora do sexo feminino. Agora, o blog está equilibrado!

Claudio Almeida disse...

Companheiro, não sei se é de teres uma mulher agora a trabalhar no blog ou não! O que sei é que ele agora está mais dinâmico. lol

Grande abraço

P.S- Espero que um elemento feminino contribua para a tua inspiração no blog.

Anónimo disse...

E viva á mulher:D ta lindo:D