quinta-feira, março 15, 2007

Governo Regional subsidia produção de Telenovela da TVI

O turismo pode ser, sem dúvida alguma, um importante motor da economia dos Açores. Turismo rural ou mesmo de classe média-alta são alvos que o Arquipélago tem de apostar. Temos de diversificar a nossa actividade, não podemos ter uma economia assente em uma ou duas áreas. É pouco.
Veja-se o caso da Madeira. Um caso em que a aposta no turismo tem dado excelentes resultados! Um caso de boa governação e boa gestão dos fundos públicos, goste-se ou não do estilo do seu presidente. Isto sim é discutível. Os factos não!

Ora bem, à primeira vista a medida do governo em apoiar a telenovela "Ilha dos Amores" da TVI até pode ser acertada, tendo em conta a publicidade aos Açores que haverá.
Mas não é que o Governo oferece 600 passagens aéreas via SATA e 500 mil euros!!! Como pode isto ser possível?!

Não é gozar com os estudantes universitárias que, por força da sua escolha em fazer formação superior (que se deve promover, obviamente) têm de se deslocar dos Açores para o Continente?! Como é possível que uma família com vários estudantes a estudar no Continente possa pagar as passagens nas férias? Verão, Natal, Páscoa, Carnaval, por exemplo ....

Não é gozar com os açorianos que para irem para outra ilha, são chulados até mais não poderem?

De São Jorge-Lisboa, paga-se 201.44 euros!!!


Imaginemos uma família com três filhos a estudar no Continente. Se por exemplo, os filhos universitários regressarem a casa 3 vezes por ano, seria necessário 1812.96 só para pagar as passagens aéreas.

É uma afronta o que este Governo está a fazer. Demonstra uma atitude despesista e populista (como vem sendo hábito)!

Se as tarifas fossem mais baixas, aí a questão seria outra, agora os Açorianos pagam couro e cabelo porque estudam fora e só porque vem uma novela da TVI fazer umas filmagens, este Governo Socialista lembra-se de financiar esta produção.

Vergonhoso!

(Será que este comentário também vai para a rua, ou só o que convém é que vai?)

Coerência meus senhores, coerência...

3 comentários:

Claudio Almeida disse...

Companheiro estiveste muito bem no parlamento jovem, a Catarina disse que te viu na RTP Açores e que falaste muito bem.

Grande Abraço

Paulo Noval disse...

Compreendo que à primeira vista, a decisão do governo seja polémica. No entanto, se muitos de nós conhecemos algumas zonas do Brasil ou cidades norte-americanos a isso se deve à televisão e ao cinema e não a panfletos turísticos.

A questão das passagens aéreas para residentes merece uma abordagem diferente. A SATA e seus responsáveis estão a tentar lucrar o máximo possível porque a situação de bi-monopólio (SATA e TAP) não durará para sempre.

Abraço de Angra!

Anónimo disse...

Em relação ao comentário de Paulo Noval:

É certo que dar a conhecer as nossas ilhas e o seu potêncial túrístico é importante. Mas ha que lembrar que os Açores são constituidos po NOVE ilhas, coisa que o governo regional parece esquecer. Dá-me a sensação, nestes casos, que andamos (nós, os das "outras ilhas") aqui ao "Deus dará".

500.000€ mais não sei quantas passagens para que UMA das nossas ilhas apareça numa novela é um exagero. Mas, claro, é apenas uma opinião. E não vivo em São Miguel, o que pode dar a entender que o que tenho é inveja! lol

Um abraço! ;)