terça-feira, julho 14, 2009

JSD Triângulo preocupada com desemprego

As comissões políticas da JSD do Pico, Faial e São Jorge manifestaram "grande preocupação com os níveis que o desemprego atingiu nos Açores”, realçando que o problema “apresenta reflexos muito evidentes nas três ilhas", diz uma nota de imprensa divulgada recentemente.

Rómulo Ávila (Pico), Hugo Rombeiro (Faial) e Liliana Maciel (São Jorge), explicam que "os jovens das três ilhas sentem na pele os efeitos das políticas socialistas", pois "o desemprego não pára de subir, sendo um dos maiores problemas da economia açoriana nos dias de hoje", confirmam

Os jovens laranja das ilhas do triângulo não esquecem que o combate ao desemprego “foi uma das principais bandeiras do PS em tempos de campanha eleitoral e agora, segundo provam os números oficiais, da taxa de 2% verificada há 10 anos atrás, o desemprego subiu para valores que rondam os 7%", e "são as famílias açorianas, e especialmente os jovens, os principais atingidos", acrescentam.

Para aqueles responsáveis da JSD "a fixação dos jovens e o combate à desertificação não se faz com políticas de fachada, com o betão e o marketing dos socialistas". Defendem que "é preciso apostar nas pessoas, é preciso apoiar as empresas das nossas ilhas, é preciso criar um sistema de transportes verdadeiramente digno desse nome", enunciam.

Os jovens social-democratas do Pico, Faial e São Jorge defendem "a criação de incubadoras de empresa, mais e melhores apoios à habitação degradada”, que seja criado “um programa de arrendamento jovem que atente às especificidades dos Açores”, e ainda “a aplicação de medidas para a construção e aquisição de habitação própria por casais jovens e a criação de incentivos e benefícios fiscais à constituição e à fixação de pequenas e médias empresas".

Os jovens social-democratas dizem mesmo que “não vale a pena iludir as pessoas, pois nas empresas e nas famílias sabe-se e sente-se que o aumento verificado nos índices de desemprego é o reflexo claro das políticas esgotadas do PS", concluem.

Rádio Lumena


Nem mais!

Parece-me bem este tipo de intervenções da JSD. Observando o que está mal (assentando as posições em dados oficiais e não meramente empíricos), fazendo nota pública disso e propondo soluções concretas.

Desafio (embora não seja o autor do comunicado) a que alguém venha contestar o diganóstico e a viabilidade das propostas apresentadas.

Sem comentários: