quarta-feira, agosto 13, 2008

Claustrofobia Democrática nos Açores

Hoje os Jorgenses terão no seu correio uma carta de Tony Aguiar (Presidente da Junta de Freguesia do Topo, militante do PSD e alguém com grande futuro político à sua frente) que vem denunciar um clima de claustrofobia democrática (expressão de Paulo Rangel) na ilha de São Jorge com o aproximar das eleições regionais de Outubro 2008.

Considero importante este tipo de iniciativas. É tal o clima que está instalado que é papel de quem não está no Governo denunciá-lo e repudiá-lo. Esse é um papel que cabe às estruturas locais e de ilha, mas também aos militantes. Com ou sem articulação com as estruturas, aplaudo a iniciativa. Mostra que existem mais pessoas atentas à realidade do que alguns gostariam.
Concordo integralmente com as palavras do Tony.
Disse, em 5 de Maio de 2007 neste blog:

"A visita do Governo Regional à ilha de São Jorge trouxe consigo, um conjunto de promessas que são importantes para os dois concelhos e para a economia das freguesias mas também traz consigo como que uma segunda intenção, que me parece, com estes investimentos, lançamentos de 1ªs pedras, trocas de elogios, grande feedback de São Jorge na ComunicaçãoSocial, cada vez mais evidente: Carlos César quer ganhar, pela primeira vez, a Ilha de São Jorge."

"
Esta "carta de boas intenções" que o Governo nos veio trazer, parece-me, portanto, ser a derradeira tentativa de César tentar conquistar a população Jorgense. Isto acontece por motivos óbvios: César faz em 2008 o seu último mandato (é quase certo que se recandidata) e pretende ganhar onde nunca o conseguiu para mostrar a Sócrates que os Açores estão todos com ele (é provável que vença), ao contrário do Arquipélago da Madeira."

Repare-se, claro, que com o aproximar das eleições regionais tudo vale para a máquina socialista. Tudo! Depois vêm falar da ética dos outros, e vêm-se fazer de "paladinos da verdade e da defesa da Democracia". Que grande lata!
Já todos sabemos qual vai ser a reacção do Secretariado de Ilha do PS. Vão fazer ofensas pessoais, atacando a pessoa em causa, como tem sido apanágio destes dirigentes. Não concordo com esse tipo de política, vindo do PS, PCP, BE, ou vindo do meu Partido. Sei bem que às vezes não se dá o devido exemplo também.

Mas chegou a altura de dizer basta! De denunciar as manobras eleitoralistas, oportunistas e de chantagem que o PS, partido que tem estado no poder, vem fazendo. Repare-se os milhares de euros que são gastos por aí, em festas e festivais, em 2ºs, 3ºs lançamentos de 1ªas pedras... Só nas Portas do Mar, em Ponta Delgada, foram gastos 1 milhão de euros. 1 MILHÃO DE EUROS para uma inauguração!!!

Isto quando:
Açores continuam a ser das regiões mais afectadas pelo flagelo da pobreza, com um total de 109.670 beneficiários e 29.622 famílias.
Sabendo que os Açores têm 241 763 habitantes(de acordo com os Censos de 2001) significa que, por excesso, metade dos indíviduos dos Açores são abrangidos pelo Rendimento Social de Inserção... anteriormente designado por Rendimento Mínimo Garantido...

Quando não se gera riqueza, quando metade das famílias açorianas tem um poder de compra baixíssimo, e se gasta 1Me numa inauguração, não falando sequer das festas e festivais que patrocina, como é que se pode falar em nova ambição para os Açores?!

Voltarei a este assunto num próximo post.

Sem comentários: