segunda-feira, novembro 12, 2007

Depois de uma looga ausência.

Depois de algum tempo sem escrever, regressei, ainda que timidamente ao Blog.

Desde a última vez que escrevi (meados de Outubro muito se passou).

1º Tenho-me estado a integrar na Faculdade (e posso dizer que bem, estou a gostar, o curso é interessante apesar de exigir MUITO trabalho!)

2º Sobre o PSD (tema inevitável). As eleições directas determinaram Luís Filipe Menezes como novo líder. Estive um pouco indeciso nestas eleições. Por um lado, Mendes era o símbolo da credibilidade, da honestidade, da seriedade. Tinha com ele, os barões silenciosos, que embora não apreciassem a sua liderança, consideravam um assalto ao poder se Menezes fosse eleito. Por outro lado, Menezes apresentava-se mais dinâmico, mais preparado que há 2 anos (se bem me recordo), estava com pujância e apresentava um discurso não tanto agressivo, mas mais emotivo e cativante.
Optei por Luís Filipe Menezes. Um PSD não pode viver de símbolos nem de líderes a prazo. O PSD precisava de voltar a trazer ânimo às bases, mesmo que isso significasse contrariar os barões. E a História do PSD traz-nos boas recordações quando as bases se voltaram contra os notáveis. Recorde-se o combate entre Cavaco Silva vs Fernando Nogueira.
Era uma decisão que a mim me preocupava. Marques Mendes era um candidato amorfo, que mostrara nestes últimos dois anos, pouco carisma e pouca estratégia. A exemplo disso, veja-se a forma como o PSD entregou de mão beijada a maior Câmara do País, a Câmara da Capital a António Costa.
Julgo que as bases decidiram bem.
O Congresso, esse não foi ganho por Menezes. Não teve a maioria nas listas para o Conselho Nacional, mas não penso que isso coloque em causa a sua legitimidade, democraticamente comprovada pelos militantes.
O regresso de Santana é uma situação relevante. Um regresso de um ex-primeiro ministro é um sinal de humildade, e um sinal de coragem, para quem saíu do Governo tão debilitado, por sua própria culpa, mas por culpa de outros também! Veremos como se compora a líder parlamentar. Tenho algumas expectativas em relação ao seu regresso. Não tenho dúvidas que é um bom activo do Partido que poderá com Menezes desgastar a máquina socialista que começa a fraquejar.

Sobre outros assuntos voltarei a falar posteriormente.
Este post, trata-se essencialmente de retomar alguns assuntos da actualidade importantes que não foram tratados.

Sem comentários: