sábado, abril 14, 2007

Promessas, promessas...

"Obras estruturantes como o Porto de Recreio das Velas, o Porto da
Calheta, a remodelação da aerogare e ampliação da pista do Aeródromo, ou
a Escola do topo, são infra-estruturas cruciais neste processo. O parque de
campismo e o centro de interpretação ambiental da Caldeira de Santo
Cristo, aliados a outros projectos em execução (como a Pousada da
Juventude), são exemplos do esforço do Governo Regional para que São
Jorge continue integrado no comboio que circula na linha do
desenvolvimento sustentável."

Excerto de uma intervenção do Deputado Rogério Veiros na Assembleia Legislativa Regional no dia 15 Fevereiro de -2007

Quando arrancam estas obras? Ou mais importante, quando estarão concluídas?
Da retórica à prática vai uma longa distância, e o que se tem visto neste Governo é que existem promessas e mais promessas, mas concretizá-las... enfim, "logo se vê"!
Não tenho dúvidas que essas obras darão um outro impulso ao desenvolvimento de São Jorge. Não é isso que questiono. Questiono sim é o não cumprimento da palavra por parte dos Governantes. E ficam associados a eles, os deputados que os apoiam.
Mas como o blog tem arquivo desafio qualquer um a, daqui a um ano e pouco, altura de eleições Legislativas, voltar a visitá-lo e observar se no Programa Eleitoral do PS, constam, ou não, estas promessas que só servem para iludir a população. A ver vamos.

Aliás, mais do que a política de betão, interessam políticas que apoiem o "Desenvolvimento Sustentável" da Ilha de São Jorge. O que temos para os jovens em matérias de Emprego? Agricultura? a principal fonte de receitas da população Jorgense... Habitação? Natalidade? Transportes? Só uma Ilha com bons acessos e vias de comunicação consegue atingir os níveis de desenvolvimento desejado. Ora quando o transporte marítimo está deficitário das relações promíscuas entre Transmaçor e Governo, quando a SATA, tutelada pelo Governo Regional, pratica preços elevadíssimos entre e para fora dos Açores, quando as vias terrestes, nomeadamente, camínhos agrícolas são uma lástima, como é que é possível a nossa Ilha, a nossa terra, crescer economicamente e, mais que tudo, sobreviver à desertificação, combate esse que o Governo tem ignorado?

2 comentários:

Anónimo disse...

Assim é fácil, criticar o governo quando a câmara da Calheta não se mexe para nada nem faz o minimo esforço para o desenvolvimento do que quer que seja...

A cegueira é muita...

Se calhar este blog merecia uma posição neutra no que a questões políticas diz respeito. Pena que já tenha ficado mais do que clara a posição do blogger. Realmente não se vê uma única crítica aos nossos "pobres" representantes. Será que é por estarem a fazer o melhor pela calheta? Ou não...

Ficar bem.

jgoncal disse...

Caro leitor.
Desde já agradeço o seu comentário.
Compreendo a sua questão.
Não subscrevo tudo o que os responsáveis do PSD fazem, é certo. Mas não me cabe a mim, ainda pra mais enquanto responsável da JSD da Ilha denunciar situações em que tenha posição divergente. Não se trata de falta de liberdade de expressão, mas de solidariedade institucional. Esse papel pertence aos cidadãos e aos responsáveis partidários de outros partidos/organizações de juventude.
Repare, contudo, que há algum tempo atrás, se bem se recorda, manifestei uma posição concordante com o Governo. Como vê, apesar de militante e responsável de uma Juventude Partidária fui neutro nessa matéria.

Relativamente à CMC, não querendo fazer de advogado do diabo, penso que a situação financeira da Câmara não é em nada favorável. Ainda pra mais, com a entrada em vigor da Lei das Finanças Locais. Essa é, claramente, um atentado ao poder municipal que por todo país tem sido um motor insubstituível de desenvolvimento. E não tenho dúvidas que os responsáveis autárquicos não estarão a procurar fazer o seu melhor. O trabalho por vezes não é tão visível quanto o do Governo. Não há uma política de comunicação asfixiante como há em relação ao poder regional. Desafio-o a enumerar as obras deste Governo Regional em S. Jorge e quanto ao cumprimento das promessas que fez em Campanha...
Cumprimentos