sexta-feira, fevereiro 13, 2009

O insulto de Mugabe


O aniversário extravagante de Mugabe

O ditador do Zimbabué vai oferecer caviar, champanhe e patos na comemoração do seu 85º aniversário.

Um total de 4000 porções de caviar, 3000 patos, 16000 ovos, 3000 bolos de chocolate e baunilha, champanhe francês e 8000 caixas de chocolates Ferrero Rocher. Robert Mugabe, o ex-herói da libertação da Rodésia do Sul e o actual ditador do Zimbabué (está à 28 anos no poder), vai comemorar seu 85º aniversário com muita extravagância.

Segundo o The Times, Mugabe não olhou a despesas para a sua festa, enquanto sete milhões de pessoas precisam urgentemente de ajuda humanitária para sobreviver à fome, de acordo com os dados oficiais das Nações Unidas.

Para além disso, a população do Zimbabué está a sofrer o pior surto de cólera da sua história. Mais de três mil pessoas já morreram desde a epidemia e cerca de 60 mil foram infectadas, diz a Organização Mundial da Saúde.

Para a festa estão convidados os amigos próximos do presidente, empresários e membros do seu partido - o ZANU-PF -, que têm a opção de enviar doações entre os 38 mil e os 46 mil euros.

A conta, aberta num banco que só aceita dólares americanos, chama-se «Movimento 21 de Fevereiro», dia do nascimento de Robert Mugabe.

Nos anos anteriores, a conta totalizou no final aproximadamente 927 mil euros.

Destak

Isto é simplesmente uma VERGONHA! É um insulto à miséria que alastra àquele país há muito governado por corruptos e por um ditador!!!

É bom que a Comunidade Internacional, principalmente, as Nações Unidas, tenham a decência e a coragem de fazer alguma coisa. Situações destas não podem ficar impunes...(é óbvio que a situação é mais complexa do que mandar uns mísseis.. há muita geo-política; mas os direitos humanos - que é o que está em causa no Zimbabwe - exigem que se faça alguma coisa!)

1 comentário:

Anónimo disse...

Meus caros,
como sabemos, sem serem necessarias mtas aulas referentes ao assunto, uma das principais caracteristicas dos ,actualmente denominados, paises de terceiro mundo é a injusta distribuiçao da riqueza.
nao sao necessarias demonstraçoes de ostentaçao, como esta que comento, para que saibamos que nestes paises a riqueza se encontra concentrada numa pequena parte da populaçao enquanto que a restante vive na miséria, é como diz o povo "os pobres ficam mais pobres, enquanto os ricos ficam mais ricos".
a didatura faz-se assim mesmo, usurpando o que é de outros, seja a liberdade, seja a dignidade, sejam os recursos que lhes permitem sobreviver.
e nós, ditos membros dos paises desenvolvidos o que é que fazemos contra esta realidade?
muito pouco como também ficou explicido...
fica a pergunta....
será que poderemos fazer mais?
eu respondo aquilo que a minha consciencia permite...é dificil fazer rodar o mundo no sentido contrario, mas se existe alguem com força pra isso...somos nós!
novas geraçoes, com acesso a realidades como esta, com liberdade para as comentar, discutir....e com capacidade e crença para as alterar...