quinta-feira, novembro 23, 2006

O fenómeno da Blogosfera

"... Depois da internet e do e-mail, este promete ser um meio importante, um espelho da sociedade assente na crítica constante, na opinião, na liberdade individual de cada um. Certamente que à 32 anos atrás, isto não era possível, quer pelas razões tecnológicas, quer pelas razões políticas em que, neste caso, Portugal se encontrava. Daí o facto desta ser uma excelente janela, uma oportunidade óptima para as pessoas participarem e partilharem, os seus pensamentos, os seus valores, as suas ideias.

Caixa de texto: “o mundo divide-se entre os que procuram razões para entrar na blogosfera e os que procuram razões para não sair». Nenhuma estrutura mediática actual pode competir com a rapidez da divulgação de informação de um blog. «Ninguém pode competir com as pessoas que estão a viver e a sofrer a guerra, o terror ou uma catástrofe, filmando, tirando fotografias e publicando testemunhos», sublinhou José Luís Orihuela no 1º Encontro Luso-Galaico de Weblogs, a decorrer na Faculdade de Letras do Porto cujo tema principal de reflexão é «Porque é que os weblogs não vão acabar em 2006?». Acrescenta que «actualmente, o mundo divide-se entre os que procuram razões para entrar na blogosfera e os que procuram razões para não sair».

Este bem pode ser o expoente máximo da liberdade individual. Um valor que, as sociedades lutaram por conquistar, mas têm uma tremenda dificuldade em se expressar. Talvez, porque a opinião venha acompanhada pela responsabilização, e isso, assusta, muitos que vivem na ignorância de um mundo muito complexo. Esta, bem que pode ser uma porta em alternativa a uma janela que abriu timidamente..."

(excerto de um texto de reflexão para Português)

Sem comentários: