terça-feira, setembro 19, 2006

Primeira semana da aulas

Por quem passasse na EB 2,3/S Padre Manuel Azevedo da Cunha esta semana, veria certamente este cenário a acontecer variadas, e repetidas, vezes no mesmo dia. Apresentações, professores em acções de formação no início do ano lectivo (como tal pode ser possível!), tudo componentes que ajudam a pintar a situação das milhares escolas Portuguesas. Se se pretende diminuir as elevadas taxas de insucesso escolar, não é certamente por este caminho que devemos trilhar.

Quem sofre, invariavelmente e sucessivamente, são os alunos. Por culpa própria, admito (muitos são irresponsáveis, preguiçosos, a "pastar" simplesmente); por culpa dos professores acabados de sair da Universidade cujos métodos não mudam, apenas inovam (a memorização supera a racionalidade individual); ou por outro, por culpa dos admnistrativos, directivos (agora, por capricho, executivos) que vêm nos lugares de direcção, um ninho onde se acomodam quando deveriam estar mais atentos, e viver de vez em quando, a verdadeira realidade escolar. Não é preciso ir muito longe para se constatar essa triste situação.

Por mais que se tente, é dificíl inverter estas conjunturas. Por mais que não se queira, aplica-se muito bem o cliché "a vida continua". Mas a vida dos milhares de estudantes é que bem, mal, pode não continuar nos estudos.

4 comentários:

Anónimo disse...

Opá...arranja mas é um trabalhinho decente e vê se estudas mais!!!
lolol
ta mt nice sócio,sim senhor!!!

Fica bem

Anónimo disse...

Ganha juízo

Anónimo disse...

muito fixe mesmo...tens futuro..lolol.serio.tens jeito.ta mesmo mesmo fx..jokinhas

Anónimo disse...

Oh Jemias...tu deves tar com a mania não?! nós aqui dizemos e postamos em anonimo ou nos que quisermos...não sei quem postou e ninguém tem de saber isso...ou és assim tão mexiriqueiro...les e calas-te. Tu e o JcomCal na sei nao...ai kela! InvisibleMEN autor do 1º coment no "apenas uma nota" e autor da colocação de um coment que parece-me estava no post errado para colocado no "apenas uma nota" agora ja ficam a saber. Nós somos mais conhecedores do JcomCal sabemos com o que lidamos, ja tu nao sei...por isso não posts coment inoportunos...ai ai