quarta-feira, julho 04, 2007

Cooperativas...

Na apresentação das conclusões da reunião da Comissão Directiva que, pela primeira vez, se encontrou em São Jorge, Renato Moura afirmou que ”o CDS-PP Açores vê com preocupação a unificação das Cooperativas da ilha de São Jorge”, porque “o processo que se verifica por iniciativa do Governo Regional terá, em nosso entender, consequências graves, desde um aumento do desemprego na ilha, à perda das principais características do queijo típico da ilha e à perda de regionalismo”.

Estimando que cerca de meia centena de pessoas possam cair no desemprego com a unificação das Cooperativas em três fábricas (Topo, Lourais e Beira), o popular açoriano deixou, ainda, no ar a dúvida de que “o Governo possa ter pressionado os dirigentes das Cooperativas a avançarem para esta união em troca de novas fábricas e do pagamento de algumas dívidas”.

Concretamente, Renato Moura afirmou que “actualmente cada unidade de produção das cooperativas tem três queijeiros em permanência, mas quando existirem apenas três fábricas serão precisos, possivelmente, apenas cinco por unidade”. Isto para não falar em outros postos de trabalho.
Rádio Lumena 19 de Junho de 2007

Pois, não é só o PSD que vê como perigoso o encerramento das cinco fábricas. Em que situação ficarão as famílias que dependem da agrícola para sobreviverem? Não será um risco tremendo para a economia das freguesias e para a sua situação social?
É necessário a modernização das Cooperativas (a exemplo da premiada internacionalmente dos Lourais) mas daí a mudarem todo o tecido que tem grandes implicações na vida de centenas de pessoas? Que Estado é este que compromete a frágil e sensível economia como a da Ilha de São Jorge?

Sem comentários: